sexta-feira, 22 de abril de 2011
sexta-feira, 15 de abril de 2011
terça-feira, 12 de abril de 2011
Alimentos, sintomas e terapeutica
Para entendermos a importância da utilização correta dos alimentos em nossas vidas é preciso olhar a nossa alimentação. Temos que falar de alguns pequenos sintomas aos quais damos pouca ou nenhuma atenção, como: dores, tensões, enjôos, dores de cabeça, alergias, mudanças de humor, resfriados e gripes.
Nós somos parte ativa na criação destes sintomas a partir das escolhas que fazemos todos os dias em nossas vidas. Como você se exercita? Como enfrenta o stress? Como você come???
Enquanto o velho ditado diz, “Digas com quem andas que eu te direi quem és”, eu afirmo,
"Me diga o que comes e te direi como tu pensas".
A verdade é que a maioria de nós não quer mudar a dieta alimentar simplesmente por causa desses pequenos sintomas, a menos é claro que eles comecem a acontecer com muita freqüência ou se transformem em grandes sintomas.
Todos nós temos vícios alimentares que herdamos de nossos ancestrais. Temos que estar atentos, pois o que era bom para nossos avós pode não ser para nós hoje. Agrotóxicos, conservantes, corantes, hormônios, mudanças genéticas, são elementos presentes em 90% dos alimentos que vão para o nosso corpo.
No Brasil são gastos 11 bilhões de reais por ano, somente pelo SUS, para tratamento de doenças crônicas. A OMS prevê que estes gastos devem aumentar para 50 bilhões “dólares” dentro de 10 anos. Por isso comece a prestar mais atenção aos alimentos que você e sua família consomem e aos pequenos sintomas que são o primeiro alerta de que algo deve ser mudado no seu hábito alimentar.
Postado por Maria Líria às 10:30 0 comentários
Marcadores: alimentação
sexta-feira, 8 de abril de 2011
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Saúde e boa alimentação
O princípio básico para uma vida saudável é comer em harmonia com a natureza.
Algumas vezes acho que nossos ancestrais chorariam por dentro se pudessem ver como nós comemos. Nos últimos 200 anos, desde o advento da agricultura, nossa dieta tem se afastado mais e mais da maneira natural com que nossos ancestrais se alimentavam
Pesquisas comprovam a clara conexão entre nossa dieta moderna, desvitalizada e o crescimento das doenças. Devemos utilizar os alimentos para criar efeitos desejados no corpo, no humor e em diversos aspéctos da vida e da saúde.
A intensão que a natureza tinha para a nossa alimentação revela-se numa visão comum, basta olhar a estrutura do nosso corpo.
Dentes: 32 deles foram feitos para mastigar (molares) alimentos fibrosos, cereais integrais, sementes, verduras e raízes.
Órgãos internos: têm seu funcionamento regularizado com uma dieta rica em cereais, feijões e vegetais. Órgãos como o fígado, rins, vesícula biliar e coração tentem a se tornar fracos e congestionados com uma dieta a base de gorduras, proteinas, açúcar e sal. Diminuindo nossa vitalidade e levando a doença.
Intestinos: se autoregulam e se limpam com uma dieta rica em fibras. A dieta moderna torna nossos intestinos preguiçosos, produzindo gases e ficando mais suscetíveis ao cancer de cólon.
Sangue: a dieta rica em gordura torna o sangue grosso e lento. Para uma boa circulação sanguínea é preciso uma dieta com pouca gordura e açúcares.
Postado por Maria Líria às 10:29 0 comentários
Marcadores: alimentação
sábado, 2 de abril de 2011
A mente oculta das plantas
Por José Tadeu Arantes
A ciência descobre o surpreendente domínio da consciência vegetal
http://galileu.globo.com/edic/98/conhecimento5.htm
jtadeu@edglobo.com.br
As plantas são capazes de perceber agressões à vida praticadas do outro lado da parede. E parecem ter consciência até mesmo de intenções ocultas na mente humana. Essa fantástica revelação — que foi tema do livro A Vida Secreta das Plantas, de Peter Tompkins e Christopher Bird, e inspirou o álbum de mesmo nome do compositor e cantor Steve Wonder — vem sendo confirmada por pesquisas científicas realizadas no Brasil. Ela faz parte de um conjunto de descobertas que deverá revolucionar a visão de mundo do próximo
século e apontam para um relacionamento mais harmonioso entre o homem e a natureza.
Os xamãs — homens de conhecimento das comunidades préhistóricas — já sabiam que por trás de seu aparente torpor as plantas possuem uma vida secreta, cheia de percepções e atividades. Esse
mundo oculto foi contactado, desde então, por visionários de diferentes épocas e lugares, como o místico alemão Jacob Boehme (1575-1624), que dizia ser capaz de penetrar a consciência das plantas.
Postado por Maria Líria às 08:25 0 comentários