Cromoterapia - Cores para a vida e para a saúde
A cromoterapia é uma técnica muito suave, que visa reequilibrar a dinâmica da energia do organismo.
Quando existe algum tipo de agressão grave é necessário atuar diretamente na correção desse problema. Nesses casos, funciona como uma técnica de apoio e serve para tornar o organismo mais receptivo aumentando sua resposta a outras medidas terapêuticas necessárias ao caso.
No vestuário e na decoração há que se dar devida atenção às cores propondo mudanças que sejam úteis. Pessoas que usam constantemente roupas de cor azul escuro, apresentam tendência à depressão, neste caso pode ser usada a cor amarelo ou laranja, bem luminosas. Da mesma forma uma pessoa hipertensa ou portadora de glaucoma deve evitar o vermelho forte, dando preferência ao verde, ao azul e ao violeta.
A cura pela cor talvez tenha sido o primeiro tipo de terapia empregada pelo homem, pois foi o método doado pela natureza e um recurso natural para conservar o organismo equilibrado e em harmonia. Todos os seres que vivem na superfície da Terra, em ambientes iluminados pelo sol, vivem em ambiente colorido. Os animais e vegetais usam as cores como importantes veículos de informação.
Pássaros e insetos costumam selecionar flores e frutos de acordo com sua cor, o que geralmente é um bom indicador de diferenças entre vegetais alimentícios e venenosos. Os insetos costumam se proteger adotando cores que os confundem com plantas, ou que sugiram que são alimentos venenosos. Mesmo os grandes animais, como os ursos, raposas e as focas, utilizam as cores para se protegerem.
As cores também são usadas dentro de uma mesma espécie, para facilitar a procriação. As flores que dependem de insetos para que o pólen seja transportado até os óvulos, são geralmente bem coloridas, algumas até imitando a forma e a cor da fêmea de uma espécie de insetos. Mergulhada nesse mesmo ambiente, a espécie humana também utilizou as cores como meio de comunicação desde o início da sua evolução. O barro vermelho e branco, o suco de frutas pretas, roxas, rosadas e amarelas. Ervas diversas que tingem a pele e outros materiais corantes fazem parte do mais antigo acervo técnico da humanidade.
0 comentários:
Postar um comentário